sábado, 14 de agosto de 2010

Sobre os conceitos de Campo, Capital e Habitus em Pierre Bourdieu


Sabrina Rosa

Campo

O conceito de campo complementa o de habitus, pois para Bourdieu (2001) o campo consiste no espaço em que ocorrem as relações entre os indivíduos, grupos e estruturas sociais, espaço este sempre dinâmico e com uma dinâmica que obedece a leis próprias, animada sempre pelas disputas ocorridas em seu interior, e cujo móvel é invariavelmente o interesse em ser bem-sucedido nas relações estabelecidas entre os seus componentes (seja no nível dos agentes, seja no nível das estruturas).

“É um universo social particular constituído de agentes ocupando posições específicas dependentes do volume e da estrutura do capital eficiente dentro do campo considerado. É um sistema de posições que podem ser alteradas e contestadas.”

Representa um espaço simbólico, como um microcosmo dotado de leis próprias[1], no qual as lutas dos agentes determinam, validam e legitimam representações. É o poder simbólico. Nele se estabelece uma classificação dos signos, do que é adequado, do que pertence ou não a um código de valores. No campo, local empírico de socialização, o habitus constituído pelo poder simbólico surge como todo e consegue impor significações tornando-as legítimas. Os símbolos afirmam-se, assim, na noção de prática, como os instrumentos por excelência de integração social, tornando possível a reprodução da ordem estabelecida.


* Exemplo: no Campo do Esporte as lutas travadas pelos atletas para se afirmarem não é o mesmo tipo de luta que o professor deve realizar para se afirmar no Campo Acadêmico. Tais lutas seguem regras diferentes devido ao fato de serem campos diferentes.

Capital

É um conceito que discute a quantidade de acúmulo de forças dos agentes em suas posições no campo. Os capitais possuem volume (quantidade) e estrutura (tipo de capital). São quatro os principais tipos de capital: o econômico, o cultural, o social e o simbólico.
1. Econômico: ligado aos meios de produção e renda.
2. Cultural: se subdivide em 3 tipos – a saber: institucionalizado (diplomas e títulos), incorporado (expressão oral) e objetivo (posse de quadros ou obras de arte).
3. Social: é o conjunto das relações sociais de que dispõe um indivíduo, sendo que, é necessária a manutenção das relações sociais, das redes (convites recíprocos).
4. Simbólico: está ligado à honra, ao reconhecimento e corresponde ao conjunto de rituais (etiquetas, protocolo).

* Exemplo: um agente que possui o capital econômico teria mais oportunidades de adquirir outros tipos de capitais, como o cultural objetivo materializado na forma de quadros e obras de arte em geral, entre outros.

Habitus

"(...) sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, apreciações e ações, e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas que permitem resolver os problemas da mesma forma e graças às correções incessantes dos resultados obtidos, dialeticamente produzidas por estes resultados" (BOURDIEU, Pierre. In: ORTIZ, Renato Org. Pierre Bourdieu Sociologia. São Paulo: Ática. 1983. pg. 65).

"sistemas de posições duráveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, quer dizer, enquanto princípio de geração e de estruturação de práticas e de representações que podem ser objetivamente 'reguladas' e 'regulares', sem que, por isso, sejam o produto da obediência a regras, objetivamente adaptadas a seu objetivo sem supor a visada consciente dos fins e o domínio expresso das operações necessárias para atingi-las e, por serem tudo isso, coletivamente orquestradas sem serem o produto da ação combinada de um maestro" (BOURDIEU apud MICELI, 1987: XL).

Segundo Bourdieu (2001), o Habitus é como uma segunda natureza, em parte autônoma, sendo que é histórica e presa ao meio. Ele usa o termo Infraconsciente para localizar o habitus, visto que, seria um princípio de um conhecimento sem consciência, de uma intencionalidade sem intenção. Podendo ser transferido e adquirido de maneira explícita ou implícita, através da aprendizagem e funciona como um sistema de esquemas geradores de estratégias, que podem ser ou não de acordo com os interesses dos seus autores, sem terem sido idealizadas com esse fim.

O Habitus então funcionaria como um esquema de ação, de percepção e de reflexão, que está presente na corpo e na mente – como em posturas e gestos (hexis), maneiras de ver e classificar da coletividade de um determinado campo, operando distinções. As disposições presentes no habitus são plásticas e flexíveis, podendo ser fortes ou fracas e são adquiridas pela interiorização das estruturas sociais.

* Exemplo: o habitus, as disposições do Campo Acadêmico e a postura diferenciada de seus agentes em relação aos dos outros campos (como o Campo Esportivo). Os intelectuais são possuidores de grande volume de capital cultural. Nesse campo é valorizado e incentivado a aquisição de títulos e diplomas, a boa oratória e, principalmente a própria produção do conhecimento.


[1] Para Bourdieu, cada campo possui o seu Nomos (lei fundamental de cada campo) e o seu Doxa (pressupostos cognitivos e avaliativos aceitos e reconhecidos pelos agentes do campo, sendo fortemente naturalizados).


Referências Bibliográficas

BOURDIEU, Pierre. In: ORTIZ, Renato Org. Pierre Bourdieu Sociologia. São Paulo: Editora Ática. 1983.

________________. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil. 2002.

Revista Espaço Acadêmico. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/024/24cneves.htm - acesso em 21 de Junho de 2010.

SANTOS, Pablo. Sobre a Sociologia Educacional de Pierre Bourdieu: primeiros conceitos. Disponível em: http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1100054-sobre-sociologia-educacional-pierre-bourdieu/ - acesso em 21 de Junho de 2010.

Wikipédia a enciclopédia livre. Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Bourdieu – acesso em 16, 18 e 21 de Junho de 2010.





2 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigado pelas explicações, me esclareceu muito!

Anônimo disse...

Muito legal, gostei, ajudou muito nas minhas atividades, obrigada!